Muitas pessoas que querem começar a vender doces ou salgados procura divulgar nas redes sociais seus trabalhos, por não saber como, acaba poluindo suas postagens com muita informação para muitos públicos. Uma forma de segmentar cada postagem é encontrar seu público alvo e atingir cada público por vez. Se você não sabe o que é Público Alvo, nem como encontrar o seu, nós resolvemos criar esse post sobre Público Alvo para você aprender a encontrar seu público alvo e atingir ele pelas redes sociais.

GRUPOS DE PÚBLICO ALVO

foto para postagens publico alvo 01

Separei aqui alguns grupos como exemplo para você fazer em seu negócio e encontrar seu público alvo. Você deve fazer o mesmo em seu negócio, pegue um papel e uma caneta e comece a escrever o que você vende e classifique por ordem com mais vendas. Você não precisa seguir uma lista de todas as informações para cada situação, você só precisa saber qual é o tipo de pessoa que você estará atendendo em cada diferente situação. Separei algumas situações abaixo, se você vive mais alguma situação e quer comentar, comente no campo abaixo do post 😉

FEIRAS GASTRONÔMICAS

foto para postagens publico alvo feira gastronomica

Se você optar por ter como cliente pessoas que frequentam feiras gastronômicas, você encontrará pessoas que gostam de gastronomia, tem um paladar mais refinado, buscam por novos sabores.

PORTA EM PORTA

foto para postagens publico alvo vendedor ambulante

Se você optar por clientes que moram em algum lugar da sua cidade, ou trabalham em um centro, você precisa encontrar pessoas que frequentem ou morem ou trabalhem nessa região e que gostem de consumir os produtos que você vende

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BOLOS E DECORAÇÃO INFANTIL

foto para postagens publico alvo bolo infantil

Se você optar por encontrar clientes que estão a procura de bolos para festa infantil, você precisará encontrar clientes que sejam Mães com filhos menores de 10 anos por exemplo.

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BOLOS DE CASAMENTO

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Se você optar por fazer bolos de casamento, você precisará encontrar casais que estão marcando casamento em menos de um ano por exemplo.

CAFÉ EM CASA

foto para postagens publico alvo pessoas festa

Se você pretende dar pequenos cafés em sua casa, cobrando por uma taxa de entrada, você precisará de clientes que estejam todas em um mesmo estilo de vida e idade. Por exemplo mulheres de 30 a 45 anos que gostam de conversar sobre artesanato e culinária.

UNINDO TODOS OS GRUPOS DE PÚBLICO ALVO

foto para postagens publico alvo pessoas publico

Se no seu caso você só faz bolos de casamento por exemplo, você deve focar seu negócio para atingir somente pessoas que vão se casar e estão a procura de bolos de casamento.

Agora se você tem um negócio que abraça mais outras situações, você precisa pensar em todos esses públicos e como  criar situações que tragam esses públicos até você. Vamos supor que você faça bolos de aniversário infantil e de casamento.

Seu público alvo será dividido em dois.

  • Mães com filho menor de 10 anos que procuram um bolo para o aniversário de seu filho e que morem perto de você
  • Casais que vão se casar em menos de um ano e precisam de um bolo de casamento e que morem perto de você

Agora que você tem o seu público alvo pronto e definido, você pode começar a criar campanhas e postagens focadas nesses públicos.

COMO ALCANÇAR O MEU PÚBLICO ALVO

foto para postagens facebook

Você encontrou e definiu seu público alvo, agora você precisa achar formas de encontrar essas pessoas, pois elas serão suas possíveis clientes. Uma forma de conseguir alcançar essas pessoas é pelo Facebook e Instagram.

Você pode utilizar os Grupos de venda do seu bairro e cidade para anunciar seus produtos. Faça postagens sempre focando em um público alvo. Se você vai fazer uma postagem para seu público alvo de bolos de casamento, você precisa salientar isso em sua postagem. Vou mostrar alguns exemplos abaixo:

publico alvo bolo de aniversário 01

Essa página fez uma publicação falando que faz orçamento de bolos para aniversário. Eles usaram uma ótima descrição para atrair o público alvo. Tanto que teve alguns comentários pedindo orçamento.

publico alvo bolo de casamento 01

Essa página usou um bolo pronto para uma cliente para alcançar novos clientes. Ela fez um bolo lindo e usou ele para promover seus bolos. Ela fez o bolo de uma cliente e usou esse bolo para promover seu negócio, mostrando a qualidade de seu bolo e que seus clientes adoram eles.

GRUPOS SEGMENTADOS E HASHTAGS

Grupos segmentados são grupos específicos do seu público alvo. Você vai encontrar no Facebook ou no Instagram uma enorme quantidade de opções para cada tipo de público. Basta escolher um tipo de público e procurar por ele na internet.

Você vai anunciar bolos de casamento? Procure por grupos da sua região sobre noivas, casamento, bolos de casamento, briques de mulheres também podem ter algumas opções. Você também pode usar o Instagram para postar, para isso você precisa pesquisar por Hashtags que tenham haver com seu público e fazer postagens com essas Hashtags.

Concluindo

Você aprendeu como criar e montar seu público alvo, eu tentei passar as melhores dicas para você aprender tudo de forma fácil. Caso você tenha ficado ainda com alguma dúvida, você pode deixar aqui nos comentários uma mensagem com sua dúvida que iremos responder. Caso você queira acrescentar alguma informação você pode usar o campo aqui para escreve também.