Procurando por casos inspiradores e pessoas que saíram de sua zona de conforto para resolver empreender na cozinha, acabei encontrando a Madame Baunilha. Gostei tanto da História da Crika Lourenço que pedi pra ela fazer uma pequena entrevista com ela aqui na Culinária em Casa. Como ela é uma confeiteira muito ocupada, eu pedi que mandasse por mensagem, assim mandei 3 perguntas a ela que prontamente me respondeu.

madame baunilha - historia de sucesso

01

Primeiro eu queria que você falasse um pouco sobre a Madame Baunilha, como ela surgiu? madame baunilha - historia de sucessoA Madame Baunilha surgiu em 2015 da vontade de uma professorinha ( sou professora a 20 anos) de mudar a rotina estressante da sala de aula. Já havia tentado empreender outros negócios: roupas , maquiagens e artesanato. Mas nada que me cativasse. Sempre gostei de receber amigos e cozinhar para a família. Registrava minhas receitas e comidinhas num álbum do face. Então juntei o útil ao agradável. E comecei a oferecer na escola que trabalhava e para os amigos bolos no pote e bolos caseiros. Foi um sucesso. As receitas eram pessoais minhas ( e a maioria utilizo até hoje). Comecei a oferecer no comércio da cidade e entregava os pedidos com uma bicicleta de cestinha da minha filha. O sucesso foi tão grande que em 4 meses juntei o dinheiro para a compra da Candy bike. Esse ano – em julho – completamos 3 anos de Madame Baunilha. Deixei a sala de aula e me dedico somente aos bolos e doces.

02

Sobre a Food Bike, como surgiu essa ideia? Foi muito difícil de conseguir uma bicicleta adaptada para isso? madame baunilha - historia de sucessoComo não havia intenção de abrir um comércio ( e nem dinheiro), a food bike foi a escolha para termos um ponto de vendas e continuar a seguir o estilo que já havíamos criado. Como tenho um fusca também, escolhemos um modelo com características vintages e que fosse acima de tudo funcional. Uma bike para pedalar mesmo e que eu pudesse tanto estacionar num evento como mantê-la em movimento para vendas e entregas.

Compramos de uma empresa de São Paulo (Dreams Bike) que já nos entregou montada. Apenas acrescentamos o baú e a bandeja que planejamos para nosso objetivo. Não foi difícil encontrar e os valores são bem salgadinhos. Porém o custo x benefício é muito bom. Pensando que vc terá um ponto de vendas num valor muito menor que uma loja.

>> Público Alvo: Encontre seu Público Alvo nas Redes Sociais

03

Você tem alguma dica para quem quer começar a vender docinhos com uma food bike? madame baunilha - historia de sucessoPara quem quer começar com um negócio sobre rodas, vale a pena algumas reflexões:

  • Quais as exigências da cidade para um negócio com food bike?
  • Qual o objetivo real? Participar de eventos, fazer parte de um grupo de food trucks, ter um ponto fixo? ( Ela demanda bastante tempo e disposição e deve ser pensada para o objetivo a qual vai ser usada).

Trabalhar com doces é algo que exige muita criatividade (a concorrência é enorme), disciplina e disposição. Fazer cursos da área é muito importante. A divulgação nas redes sociais é essencial.

Um ponto crucial , ao meu ver, é a definição clara da clientela que se quer atingir e os produtos a serem oferecidos. No começo a escolha de poucos produtos também ajuda muito na dinâmica do negócio. E depois é trabalhar com “cara e coragem”. Muita coragem.

>> Food Bike – Tudo o que você precisa saber e como montar uma Food Bike de Sucesso.

CONTATO MADAME BAUNILHA
Facebook Madame Baunilha
Instagram @madamebaunilha
WhatsApp (19)996415025
Hortolândia – SP

Muito Obrigado Crika por tirar um tempo para responder a gente. Tenho certeza que muitas pessoas que estão começando agora gostaram das suas dicas e vão se inspirar na Madame Baunilha para criar um negócio de sucesso.

ESTUDANDO A MADAME BAUNILHA

Vamos pegar o belo exemplo da Madame Baunilha e aprender com ela. Crika disse que criou suas receitas e começou vendendo de bicicleta na sua cidade. Primeira era uma bicicleta da filha, e conforme foi crescendo que ela investiu no seu negócio.

COMECE PEQUENO MAS PENSE GRANDE

Essa situação é muito comum e a grande maioria dos negócios começaram assim, investindo o mínimo e aos poucos ir crescendo. Foi assim com a Madame Baunilha e poderá ser assim com o seu negócio. Para começar você não precisa investir em uma Food Bike agora, você pode começar com o que você tem em casa, assim como a Crika que usou a bicicleta da filha para fazer as entregas.

Depois que ela testou suas receitas e viu que estava no caminho certo, ela investiu em sua Candy Bike. A food bike é uma ótima opção para quem não quer gastar com um aluguel e um negócio fixo. Depois que você conseguir validar seu negócio, você pode investir em uma Food Bike e expandir seu negócio. Comece pequeno mas sempre pense grande, foi assim que Madame Baunilha foi fundada e hoje é sucesso em sua região.

INVISTA EM CONHECIMENTO

Trabalhar com doces exige criatividade. Madame Baunilha é um exemplo de criatividade. Olhando seus posts e suas produções no Instagram você irá ver um monte de doces criativos e bem feitos. Um doce é comido primeiro pelos olhos, e se você quer começar nesse negócio precisa entender como fazer com que seus clientes comprem as coisas que você faz só de olhar para elas.

Para conseguir atingir essa capacidade, você precisa como a Crika disse investir um tempo estudando. Nós da Culinária em Casa sempre apoiamos que todos se qualifiquem e a sempre estar em estado de aprendizado. Isso não quer dizer que você precise sempre estar gastando com cursos e eventos. NÂO! você pode encontrar muito conteúdo inteligente na internet e aprender muito.

Se você está recém começando e está totalmente perdido é fundamental que você tenha um guia, um mentor que te auxilie nesse processo de aprender uma profissão nova, por isso que recomendamos que você comece estudando com alguém que possa te auxiliar e te ajudar no começo de seu negócio.

>>Descubra como ganhar até 5 mil reais por mês vendendo Bolos no Pote

ENTENDA E CRIE SEU PÚBLICO

A Madame Baunilha sabe exatamente qual é o seu público, e utiliza as redes sociais como forma de divulgação para seus clientes e possíveis novos clientes. Entender qual é o seu público e como alcançar ele é fundamental para sempre estar crescendo e fidelizando seus clientes. Se você não sabe como encontrar seu público, nós temos um post falando sobre Público Alvo. Recomendo muito que você leia ele depois;)

CONCLUINDO

Se você quer começar um negócio e realmente GANHAR DINHEIRO você vai precisar seguir algumas etapas, e nada melhor do que começar um negócio tendo um mentor que vai te aconselhar e te guiar em todos os passos.

Sim!

Você pode começar um negócio e conseguir fazer muitas vendas, mas para isso talvez você precise de muito esforço para aprender os macetes do negócio. Ganhar dinheiro com doces pode ser fácil se você aprender com quem já quebrou a cara e aprendeu as técnicas certas.

É por isso que nós da Culinária em Casa recomendamos que você primeiro se profissionalize antes de começar um negócio. Por isso sempre damos dicas de como Ganhar Dinheiro Vendendo Doces e dicas sobre divulgação e cuidados financeiros.

banner de venda 01 Elaine modelo escrito

Pensando em tudo isso nós escolhemos o curso da Elaine para te ajudar, ela já testou várias técnicas, já perdeu muito dinheiro tentando montar seu negócio. Hoje ela já superou essas barreiras e está ajudando pessoas comuns a conseguirem ganhar dinheiro vendendo doces e polo no pote.

>>Descubra como ganhar até 5 mil reais por mês vendendo Bolos no Pote