Esse conteúdo faz parte do nosso livro Churros Gourmet. Se você quer conhecer mais sobre nosso livro clique aqui.

Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir.

O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado?

Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

O churro é um alimento muito consumido na América e Europa. Sua origem remonta a tempos distantes, já que foram os povos árabes que introduziram a receita na península ibérica no século 19. A partir daí o alimento começou a ser produzido na Catalunha, e logo passou a fazer parte do hábito alimentar dos moradores.

No Brasil, popularizou-se a versão frita, em formato de tubo, recheio de doce de leite ou chocolate, coberto por uma fina camada de açúcar, com ou sem canela. A produção e a comercialização expandiram-se a partir de vendedores 6 ambulantes em carrocinhas semelhantes às de pipoca e de cachorro-quente.

O produto é oferecido em praças, esquinas, praias, pontos turísticos e eventos a céu aberto. Já existem variações de recheio tipicamente nacionais: requeijão, cheddar, frango, (chocolate, leite condensado, doce de leite, caramelo, goiaba, morango, Nutela, baunilha e mel). Quanto aos tipos, os churros podem ser salgados, doces, pequenos, grandes, recheados, comuns, de roda, lights, diets, gelados (com cobertura de sorvete).

Recentemente, este produto passou a ser disponibilizado em hipermercados, centros comerciais e shopping centers, através de quiosques e lojas de churros, ou churrerias.
Franquias internacionais também já identificaram o potencial deste mercado, inaugurando unidades e expandindo sua marca.

Surge aí mais uma ideia de negócio, ancorada em um produto simples, popular e acessível que agrada crianças, jovens, adultos e idosos. A criatividade brasileira pode ser aplicada no lançamento de novos recheios, coberturas, formatos, embalagens e formas de atendimento. Ou o foco pode ser direcionado para a tradição, com a oferta de churros espanhóis em formato de roda e sem recheio.

Qualquer que seja a estratégia, o negócio de churros apresenta-se como mais uma oportunidade empresarial no lucrativo ramo de alimentação.