Olá Meninas! No quadro de hoje do 3 Dicas Incríveis vamos aprender como fazer arroz soltinho igual restaurante. Mesmo não sendo um prato muito complexo e difícil, fazer um arroz soltinho não é tão fácil como se parece.

Foi pensando nisso que a Nutricionista Priscila Andrade decidiu dar algumas dicas para ter um arroz soltinho igual restaurante. No quadro de hoje separamos as 3 melhores dicas e vamos compartilhar com vocês agora.

Como fazer arroz soltinho igual restaurante

Dica 1 – Refogue o Arroz

como fazer arroz soltinho igual restaurante

Segundo Priscila, o fio de óleo já é o suficiente para fazer arroz soltinho, não importa quanto óleo você vai por na panela. O importante é deixar um tempo o arroz refogando na panela. Fazendo isso o amido criará uma crosta, logo ele irá absorver menos água da cocção, ficando mais al dente.

Dica 2 – Não lave o arroz

como fazer arroz soltinho igual restaurante

O problema em lavar o arroz está na secagem. Você precisa ter um arroz bem seco na hora de ir a panela. Então se você opte por lavar o arroz, faça a lavagem e deixe secar em cima de alguns papéis toalha.

Dica 3 – Não tire da panela ainda

como fazer arroz soltinho igual restaurante

Para fazer arroz soltinho igual restaurante essa dica é muito importante. após terminar o cozimento do arroz tape a panela e deixe a panela mais 5 minutos com o fogo desligado. Essa dica irá deixar seu arroz irresistível e soltinho.

Receita de Arroz Soltinho

como fazer arroz soltinho igual restaurante

Ingredientes arroz branco

  • 1 xícara de chá de arroz lavado e seco
  • 2 xícaras de chá de água quente
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal, canola, milho  e girassol, ou óleo de coco ou azeite ou manteiga
  • cebola a gosto, 1 pequena ou 1/2 grande
  • alho a gosto, 2-3  dentes picados ou amassados
  • sal a gosto, 1 colher de chá rasa

Pré Preparo:

  • Coloque a água para ferver numa chaleira.
  • Aguarde a água ferver
  • Corte a cebola a quadradinhos regulares. Pique ou amasse o alho. Reserve.

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, fogo médio coloque uma colher de sopa  da gordura de sua preferência, junte o alho picado ou amassado, a quantidade de alho é a gosto
  2. Deixe ‘suar’ por 1 minuto e logo acrescente a cebola.
  3. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ de 1minuto ou até que a cebola fique translúcida.
  4. Assim, não permitindo que o alho e a cebola dourem, garantimos um caldo clarinho e consequentemente um arroz bem branquinho
  5. Refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais. Não esquece, não pode ‘dourar’ senão amarela.
  6. Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água.
  7. Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver.
  8. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
  9. O tempo de cozimento varia de grão para grão, de fogão para fogão e de panela para panela. Em geral, 15 minutos são suficientes.
  10. Uma indicação de que está quase pronto, é quando a água começa a secar e na superfície se formam ‘buracos’, parecido com as crateras da lua, é sinal de que está quase pronto.
  11. Uma dica para saber se toda a água de dentro  secou, basta apagar o fogo,  molhar o seu polegar  e bater na lateral da panela, do lado de fora, igualzinho como se faz com o ferro de passar roupa.
    Se a panela ‘estalar’ significa que a água já secou, e se não estalar, significa  que o arroz ainda tem água, aí é só aguardar mais um pouquinho.
  12. Após 15 minutos, tampe  a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e  ‘al dente’.
  13. Abra a tampa e  solte o arroz com um garfo, ao mexer você  evita que ele forme ‘blocos’.

É isso ai Meninas. O post de 3Dicas Incríveis de hoje vai ficando por aqui. Você pode ainda conferir outras postagens do nosso site. E não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais. Te vejo no próximo post. Beijos e até mais!

Créditos:

Como fazer arroz soltinho: 4 dicas valiosas de nutricionista - Vix
Arroz branco bem soltinho, 5 dicas infalíveis! - Monta Encanta