Blend é a mistura de cortes da carne. Para fazer um Blend para Hambúrguer Gourmet você precisa ter um pouco de gordura. Assim seu hambúrguer terá aquela liga e não irá esfarelar na chapa. Recomenda-se 20% de gordura para um Blend para Hambúrguer Gourmet perfeito.

Melhores Carnes de Blend para Hambúrguer Gourmet

Blend para Hambúrguer Gourmet

A mistura das carnes é muito importante para ter um Hambúrguer saboroso. Recomendamos a mistura da parte dianteiro com a traseira do boi. As carnes da parte dianteira são mais duras, e a traseira são mais macias e têm a função de deixar o blend com uma boa textura.

Algumas carnes.
Dianteira: acém, peito, pescoço e costela gaúcha.
Traseira: patinho, coxão duro, fraldinha ou alcatra.

Algumas Dicas o Blend para Hambúrguer Gourmet

como fazer hamburguer gourmet

Siga essas dicas para ter um blend saboroso e perfeito para seu Hambúrguer.

1. Procure por carnes de Segunda

Blend para Hambúrguer Gourmet

No Blend as carnes mais nobres, de primeira, são um desperdício para um Hambúrguer, pois  as carnes de segunda quando trituradas e misturadas já trazem o sabor e a gordura necessária para fazer um delicioso Hambúrguer.

2. Utilize Carne Fresca

Blend para Hambúrguer Gourmet

Você vai utilizar somente carne fresca para fazer seus blends, nada de usar carne congelada. Utilizando a carne fresca, você irá tirar o máximo de proveito do suco da sua carne.

3. Moa sua própria carne

Blend para Hambúrguer Gourmet

Para garantir que seus hambúrgueres tenham 20% de gordura, você irá precisar moer sua própria carne. Um moedor de carne não é caro, nós da Culinária em Casa temos um post falando somente sobre os Utensílios Indispensáveis para fazer um Hambúrguer Gourmet. Nesse post temos a recomendação de um Moedor muito utilizado no mercado. Depois você da uma clicada lá 😉

4. Tamanho do Hambúrguer

Blend para Hambúrguer Gourmet

Cada Hambúrguer deve ter de 180 a 200 gramas. faça bolinhas com a carne já moída e jogue elas de uma mão para outra para tirar um pouco do ar dentro dela. Assim irá soldar mais a carne.

É recomendável utilizar uma forma para criar um hambúrguer uniforme e redondinho. No nosso post sobre Utensílios Indispensáveis para fazer um Hambúrguer Gourmet nós abordamos isso e deixamos algumas recomendações que você pode comprar.

Blend para Hambúrguer Gourmet

Uma dica para que seu hambúrguer não perca a forma é apertar com uma colher no meio do hambúrguer, pressionando ele assim você irá achatar mais, evitando que o liquido da carne desinforme seu hambúrguer.

5. Utilize uma Chapa

Uma frigideira não irá alcançar a temperatura necessária para fazer uma crosta crocante no seu Hambúrguer. Para chegar nessa temperatura é recomendável utilizar uma chapa de ferro. Com ela você irá chegar na temperatura certa e alcançar o máximo do gosto do Blend para Hambúrguer Gourmet.

Atenção! Sempre coloque somente um hambúrguer por vez na chapa. Colocando mais de um você irá diminuir a temperatura da chapa, assim sua carne irá cozinhar e não tostar. Para cozinhar mais de um hambúrguer por vez, você precisará seguir uma regrinha:
No máximo 3 Hambúrgueres na chapa e sempre com um intervalo de 2 minutos para cada Hambúrguer.

6. Ponto do Hambúrguer

Blend para Hambúrguer Gourmet

Seguindo as dica anteriores, espere sua chapa estar quente, utilizando fogo médio, você vai saber isso quando você jogar um pouco de água com seus dedos e a chapar fazer aquele barulho tipico de agua entrando em ebuliçao. Espere a chapa secar novamente e ja pode colocar seus hamburgueres.

Existem 4 variações de ponto da carne

  • Mal passado. 1:30 min para cada lado
  • Ao ponto para mal passado. 2 min para cada lado
  • Ao ponto. 2:30 min para cada lado
  • Ao ponto para bem passado. 3:30 min para cada lado
  • Bem passado. 4:30 min para cada lado

O ponto mais recomendado é Ao ponto para mal passado. Esse é o ponto em que a carne vai estar mais suculenta e gostosa.

7. Como Temperar

Blend para Hambúrguer Gourmet

Salpique o sal e a pimenta somente quando a carne estiver na chapa. assim o sal não irá absorver a água da carne.

8. O queijo

como fazer hamburguer gourmet

Fizemos um post falando sobre os 10 tipos de queijo que você pode colocar em seu Hambúrguer Gourmet. Clique para conhecer.

Você vai escolher o seu queijo, após terminar o prazo de cozimento do seu hambúrguer, coloque o seu queijo em cima do hambúrguer, jogue um pouco de água e coloque o abafador por uns 20 segundos. Após isso você pode tirar seu hambúrguer da chapa.

9. Descanse seu Hambúrguer

Blend para Hambúrguer Gourmet

Deixe seu Hambúrguer descansando por 2 minutos antes de colocar no pão. Assim o liquido do hambúrguer e o calor não irá estragar seu pão.

Conclusão

Nesse artigo foi colocado várias dicas de Blend para Hambúrguer Gourmet que vão ajudar você a fazer seu Hambúrguer Gourmet, mas se você ainda precisa de mais informações sobre Hambúrguer Gourmet, nós do Culinária em Casa desenvolvemos O Guia Completo do Hambúrguer Gourmet. Ele é um livro digital com todas as informações do nosso site, reunidas em um único lugar. Para você ter acesso ao Guia Completo do Hambúrguer Gourmet Clique Aqui.

Espero que tenha tirado o máximo proveito desse conteúdo. Não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais. Obrigado!

Créditos

Como fazer um blend de carne perfeito? - Perm Pak
Carnes ideais para fazer hambúrguer: confira - Tudo Gostoso
Como fazer um blend perfeito - Iped
Dicas para preparar um Hambúrguer Suculento - Monta Encanta
Chefs contam segredos para fazer um hambúrguer perfeito - Bonde
Hamburguer Gourmet – Como fazer hambúrgueres caseiros - comer fazer fácil
Como Saber se uma Chapa está Quente - Segredos da tia emilia